segunda-feira, 7 de março de 2011

O tempo é escasso.


Há que parar e olhar para trás. A vida são dois dias. – O primeiro chama-se nascimento; o segundo chama-se morte. E entre eles existe um curto intervalo de tempo. Por vezes curto de mais.
Deixas tudo para amanhã; o teu pensamento é: «tenho tempo». A verdade é que não tens!

Olha, olha! OLHA! A vida está a correr; os ponteiros do relógio não param e o dia está a transformar-se em noite! CORRE!

Talvez nem chegues a tempo de te despedires da tua mãe, do teu pai, da tua irmã ou irmão, ou até mesmo do teu melhor amigo ou da tua melhor amiga; não vais ter tempo de pegares no teu telemóvel e mandares uma mensagem corrente a todos os contactos; não tens tempo de vestir o casaco da PULL AND BEAR, calçar as tuas sapatilhas ADIDAS preferidas, pôr o teu relógio enorme da SWATCH; não vais ter tempo para te olhar ao espelho e pôr o rímel preto para sobressair os teus verdes, castanhos, azuis (…) olhos; não vais ter tempo para lavar os dentes e usar o fio dentário; não vais ter tempo para ir ao café comprar pastilhas elásticas; não vais ter tempo para pôr os fones e ouvir a música que está na moda…

Olha, olha! OLHA! A vida está a correr; os ponteiros do relógio não param e o dia está a transformar-se em noite! CORRE!

Agora só te resta correr; não vais ter tempo de comprar o bilhete e entrar no comboio; não vais ter tempo de ir a festas onde o pessoal se reúne e bebe uns shots, tu até nem gostas daquilo mas, já que o pessoal acha fixe, por que não?!; não vais ter tempo de curtir com aquele(a) e depois partir para outro(a); não vais ter tempo de ir para as praxes; não tens tempo para tirar umas fotos com língua de fora e com aquelas camisolas que dizem: «I ♥…»; não vais ter tempo para fazer um piercing novo na orelha; não vais ter tempo para pintar as unhas de outra cor ou comprar uma BMX para mandar cenário; não vais ter tempo de gozar com os acanhados que usam óculos a 4D e que usam as calças até às mamas; não vais ter tempo de usar calças justas e rasgadas; não vais ter tempo de chular os teus avós…

Olha, olha! OLHA! A vida está a correr; os ponteiros do relógio não param e o dia está a transformar-se em noite! CORRE!

E tens de fazer escolhas, escolhas essas que podem mudar a tua vida, ou o fim dela; vais ter que abdicar das coisas banais às quais dás demasiada importância e fixar-te em coisas que realmente importam; vais ter que dizer: «eu amo-te»; «desculpa, eu sei que errei»; «nunca me deixes, eu preciso de ti»; «OBRIGADA, só por existires»; vais ter que agradecer aos teus pais por te terem dado a oportunidade de seres alguém MAIS; vais ter que agradecer aos teus avós por te terem dado uns pais maravilhosos; vais ter que agradecer ao teu irmão ou à tua irmã por te ter animado ao fazer-te um desenho que dizia: «Mano(a), gosto “muinto” de ti»; e vais ter que pedir desculpa aos teus pais por não teres agarrado a oportunidade que eles te deram e teres-te fixado nas coisas banais da vida; vais ter que pedir desculpa aos teus avós por nunca teres “tempo” para escutar a sua experiência de vida e que, pelo contrário, os ignoraste e chamaste-lhes “cotas”; vais ter que pedir desculpa ao teu irmão ou irmã por ter que levar com o teu mau feitio; vais ter que, uma vez na vida, SERES TU MESMO.

Olha, olha! OLHA! A vida já correu; os ponteiros do relógio já pararam e o dia transformou-se em noite! PÁRA, já não vale a pena!

E deu-se assim o segundo dia, o último bater do coração.

5 comentários:

  1. Uma das maiores dificuldades do ser humano, é perceber que devemos viver cada dia como se fosse o último, independentemente de a vida nos correr bem ou mal!
    Beijito.

    ResponderEliminar
  2. Disseste tudo! E, por isso, se nunca mais tiver oportunidade de o dizer, digo-o agora: gosto muito de ti, joaninha!

    ResponderEliminar